Apresentação

 
 

SOBRE NÓS

Tudo se iniciou no ano de 1948, quando o Dr. José Lopes Dias com a finalidade de superar as carências em enfermeiros na região do interior do país, fundou a Escola de Enfermagem de Castelo Branco.

Atualmente, na Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (ESALD) lecionam-se 5 (cinco) licenciaturas (Licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais, Licenciatura em Enfermagem, Licenciatura em Fisiologia Clínica, Licenciatura em Fisioterapia e Licenciatura em Imagem Médica e Radioterapia), 3 mestrados (Mestrado em Cuidados Paliativos, Mestrado em Enfermagem e Mestrado Estudos em Enfermagem) e 1 pós- graduação (Pós-graduação em Feridas).

 
800_5db7149ce2318_edited.png

ANTÓNIO NOGUEIRA

MODERADOR | ESSA, Instituto Politécnico de Bragança

Diretor do Curso de Ciências Biomédicas Laboratoriais, Coordenador do Departamento de Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica, trabalha na Escola Superior de Saúde de Bragança (Instituto Politécnico de Bragança) e também se encontra no Gabinete de Empreendorismo.

Em 2001 ingressou na Licenciatura de Análises Clínicas e Saúde Pública no Instituto Politécnico de Coimbra em Coimbra, de seguida em 2007 realizou o Mestrado em Química e Qualidade Alimentar na Universidade de Aveiro, por último em 2017 executou o Doutoramento em Ciências Veterinárias - Ciências Biomédicas na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

unnamed.jpg

ANA SOFIA RODRIGUES TAVARES

MODERADOR | ESTeSL, Instituto Politécnico de Lisboa

Doutora em Motricidade Humana, pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, Especialista e Licenciada em Análises Clínicas e Saúde Pública, pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa.

Professora Adjunta na licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais e no Mestrado em Tecnologias Clínico Laboratoriais, sendo igualmente investigadora integrada no H&TRC - Centro de Investigação em Saúde e Tecnologia, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. 

pj.jpg

ANA ISABEL MATIAS

ORADOR | LPC (PJ)

Licenciada em Química Aplicada-Ramo de Biotecnologia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e Doutorada em Bioquímica pela Universidade de Lisboa.

Desde 2010 exerce funções como perita forense em Drogas e Toxicologia no Laboratório de Polícia Científica da Polícia Judiciária.

pj.jpg

BRUNO ANTUNES

ORADOR | LPC (PJ)

Perito de Recolha de Vestígios no Local de Crime no Laboratório de Policia Científica da Policia Judiciária, Lisboa (Portugal).

Membro da International Association of Bloodstain Pattern Analysts.

Possui vasta formação nacional e internacional na área Forense, sendo também Formador na Escola da polícia Judiciária. 

Carlos_Durao.jpeg

CARLOS DURÃO

ORADOR | Médico Especialista em Ortopedia e Traumatologia

Pós Graduado em Avaliação do Dano Corporal Pós Traumático pela Universidade do Porto.

Pós Graduado em Antropologia Forense pela Universidade de Coimbra.

Assistente Hospitalar do Serviço de Ortopedia do Hospital Vila Franca de Xira. Perito Médico do Gabinete Médico Legal de Vila Franca de Xira e de Torres Vedras (INML).

cristiana.jpg

CRISTIANA PEREIRA

ORADOR | Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa

Licenciada em Medicina Dentária na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Lisboa.

Mestre em Medicina Legal e Ciências Forenses na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Doutorada em Medicina Legal e Ciências Forenses pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Pós Graduada em Avaliação do Dano Corporal Pôs Traumático pela Faculdade de Medicina da Universidade Coimbra.

800_5db713bcbc822.jpg

FERNANDO MENDES

MODERADOR | ESTeSC 

Licenciou-se em Análises Clínicas e Saúde Pública em 1994, em 2010 obteve o grau de Mestre em Biologia Celular e Molecular e, em 2016, o grau de Doutor em Ciências da Saúde.

O percurso profissional teve início no Hospital Figueira da Foz, em 1994 onde trabalhou no Banco de Sangue durante 14 anos, tendo-se especializado em Ciências da Transfusão. Atualmente, é Professor Associado da Escola de Tecnologia da Saúde de Coimbra, Diretor de Departamento de Ciências Laboratoriais Biomédicas e Vice-Presidente da Comissão Técnico Científica da Escola de Saúde de Coimbra. Ele lecionou em várias instituições europeias de ensino superior no âmbito do programa ERASMUS +.

 

Em termos Europeus, o Fernando Mendes pertence aos órgãos de administração da EPBS desde 2001, onde foi eleito para vários cargos. Desde 2018 é o Presidente da EPBS.

pj.jpg

FERNANDO VIEGAS

ORADOR | Chefe Setor Local de Crime - Laboratório de Polícia Cientifica (PJ)

Responsável do Setor de local de Crime Laboratório de Policia Científica da Policia Judiciária, Lisboa (Portugal). Possui vasta experiencia internacional, entre outros no Scene of Crime Working Group do European Network of Forensic Science Institutes (ENFSI), do qual exerceu durante diversos anos o cargo de Chairman.

Membro da International Association of Bloodstain Pattern Analysts. Possui vasta formação nacional e internacional na área Forense, sendo também Formador na Escola da polícia Judiciária.

IMG_20180903_162110_edited.png

JOSÉ PEDRO DOS SANTOS

MODERADOR | CHSJ, ESS-IPP,  ESSa-IPB

Licenciado em Anatomia Patológica Citológica e Tanatológica.

Pós graduado em Medicina Legal.

José-Pinto-da-Costa-é-um-dos-oradores-

JOSÉ EDUARDO PINTO DA COSTA

SESSÃO DE ENCERRAMENTO

Nasceu em Cedofeita, no Porto, a 3 de Abril de 1934. Em 1960, ano em que concluiu a licenciatura em Medicina com a tese "Morte por Ação do Óxido de Carbono", um estudo médico-legal citado na revista da Interpol. Em 1961, assistente de Medicina Legal e Toxicologia Forense (1961-1974). Pós-graduado em Medicina Legal do Porto e doutorado desde 1973. Em 1975, subdiretor do Instituto de Medicina Legal do Porto. O 1º presidente do Colégio da Especialidade de Medicina Legal da Ordem dos Médicos, e presidiu ao Conselho Superior de Medicina Legal (1988- 1998). Vice-presidência da Academia Internacional de Medicina Legal e Medicina Social (1985-1991). Lecionou em várias faculdades portuguesas, para além da Faculdade de Medicina do Porto. Responsável pela instituição do Mestrado de Medicina Legal do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, curso criado em 1999. Em 1997 abandonou a Clínica Geral para se dedicar em exclusividade à Medicina Legal (ensino, investigação científica e perícias), sendo hoje professor jubilado do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. É membro de dezenas de sociedades científicas, nacionais e internacionais, e autor de inúmeros livros e artigos de opinião, publicados em vários órgãos da Comunicação Social.

pj.jpg

JOSÉ CARLOS PAIVA

ORADOR | Laboratório de Polícia Cientifica (PJ)

Perito de Recolha de Vestígios no Local de Crime no Laboratório de Policia Científica da Policia Judiciária, Lisboa (Portugal). 

Membro da International Association of Bloodstain Pattern Analysts. Possui vasta formação nacional e internacional na área Forense, sendo também Formador na Escola da Polícia Judiciária.

800_5db714dc5eb72_edited.png

RUI PLÁCIDO

Licenciado em Análises Clínicas e Saúde Pública (ESTeSL).

Doutorado em Biomedical Laboratory Sciences (Cranfield University, UK).

Director do Curso de Licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais.

Coordenador da Pós-Graduação em Medicina Legal e Ciências Forenses.

Membro do Senado Académico da Universidade do Algarve.

pj.jpg

MIGUEL SILVA

ORADOR | Laboratório de Polícia Cientifica (PJ)

Perito de Recolha de Vestígios no Local de Crime no Laboratório de Policia Científica da Policia Judiciária, Lisboa (Portugal). 

Possui vasta formação nacional e internacional na área Forense, sendo também Formador na Escola da Polícia Judiciária.

Captura%20de%20ecra%CC%83%202020-02-19%2

MÁRIO BARROSO

ORADOR | Especialista Superior de Medicina Legal, INMLCF

Licenciado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (1999), Mestre em Medicina Legal e Ciências Forenses pela Universidade de Coimbra (2005) e doutorado em Biomedicina – área de especialização em Toxicologia Forense, pela Universidade da Beira Interior (2010).

Exerce desde 2001 funções como Especialista Superior de Medicina Legal no Serviço de Química e Toxicologia Forenses do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, tanto na Delegação do Centro (2001-2006) como na Delegação do Sul (2007 até à actualidade).

É membro de diversas sociedades científicas internacionais relacionadas com a toxicologia, com destaque para The International Association of Forensic Toxicologists (TIAFT) e Society of Hair Testing (SoHT).

dir_esald.png

FRANCISCO RODRIGUES

Diretor da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB

Licenciado em Análises Clínicas e de Saúde Pública, na Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Coimbra.

Mestrado em Sida: Da prevenção à terapêutica, na Faculdade de Medicina, Psicologia, e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Doutorado em Saúde Pública e em Medicina Preventiva, Saúde Pública e Microbiologia Médica na Universidade de Salamanca.

ivan-perfil-sem-foto.png

-

-

---

ivan-perfil-sem-foto.png

-

-

---

ivan-perfil-sem-foto.png

-

---

ivan-perfil-sem-foto.png

-

-

---

 
82856633_564721754080731_704368825453248

CLÁUDIA MARCOS,

RESPONSÁVEL PELA COMISSÃO CIENTÍFICA

PhD (ESALD)

Professora Adjunta convidada da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias no Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Licenciou-se em Anatomia Patológica Citológica e Tanatológica, na Escola Superior de Tecnologias de Saúde do Porto. Realizou o Mestrado em Pesquisa Biomédica e e Doutoramento em Investigação Biomédica na Universidade de Valladolid.

83490278_490626711839418_317479684117050

LILIANA SILVA,

PhD (ESALD)

Professora Adjunta convidada da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias no Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Licenciou-se em Análises Clínicas e de Saúde Pública, no Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior de Saúde, posteriormente realizou o Mestrado em Biologia Molecular e Celular na Universidade de Aveiro.

Doutorada em Segurança e Saúde Ocupacionais na Universidade do Porto.

foto 2.jpg

LILIANA SIMÕES SILVA,

PhD (ESALD)

Professora Adjunta convidada da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias no Instituto Politécnico de Castelo Branco. Licenciou-se em Anatomia Patológica Citológica e Tanatológica (2008), na Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto. Posteriormente obteve o grau de Mestre em Tecnologia Bioquímica em Saúde (2011) na mesma instituição. Doutorada em Biomedicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (2019).

800_5db714bfa6475.jpg

MARISA BARBEIRA,

PhD (ESALD)

Licenciada em Análises Clínicas e de Saúde Pública pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Coimbra. Posteriormente realizou o Mestrado em Toxicologia na Universidade de Aveiro. Doutorada em Gestão pela Universidade da Beira Interior. É professora Adjunta da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB onde desempenha funções de coordenação do Curso de Ciências Biomédicas Laboratoriais. Os atuais interesses de investigação: Ciências Biomédicas Laboratoriais e Gestão de Organizações de Saúde.

Foto Joana Liberal.jpeg

JOANA LIBERAL,

PhD (ESALD)

Professora Adjunta convidada da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias no Instituto Politécnico de Castelo Branco.

É licenciada em Anatomia Patológica Citológica e Tanatológica pela Escola Superior de Tecnologias de Saúde do Porto. Realizou o Mestrado em Biologia Molecular e Celular na Universidade de Aveiro e é doutorada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Coimbra.

 
83490278_490626711839418_317479684117050

LILIANA SILVA,

RESPONSÁVEL PELA COMISSÃO ORGANIZADORA

PhD (ESALD)

Professora Adjunta convidada da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias no Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Licenciou-se em Análises Clínicas e de Saúde Pública, no Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior de Saúde, posteriormente realizou o Mestrado em Biologia Molecular e Celular na Universidade de Aveiro.

Doutorada em Segurança e Saúde Ocupacionais na Universidade do Porto.

82856633_564721754080731_704368825453248

CLÁUDIA MARCOS,

PhD (ESALD)

Professora Adjunta convidada da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias no Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Licenciou-se em Anatomia Patológica Citológica e Tanatológica, na Escola Superior de Tecnologias de Saúde do Porto. Realizou o Mestrado em Pesquisa Biomédica e e Doutoramento em Investigação Biomédica na Universidade de Valladolid.

ANDREIA DOMINGUES

VICE-PRESIDENTE SECÇÃO DE CLB AEESALD 2019

Estudante do 3º ano da Licenciatura de Ciências Biomédicas Laboratoriais da ESALD-IPCB.

Responsável pelo Departamento de Apoios e Patrocínios.

INÊS RIBEIRO

COORDENADORA SECÇÃO DE CBL AEESALD 2019/2020

Estudante do 3º ano da Licenciatura de Ciências Biomédicas Laboratoriais da ESALD-IPCB.

Responsável pelo Departamento de Convívio e Lazer.

AE.jpg

SECÇÃO CBL

VOGAIS SECÇÃO DE CBL AE ESALD

Estudantes da Licenciatura de Ciências Biomédicas Laboratoriais da ESALD-IPCB.

800_5db714bfa6475.jpg

MARISA BARBEIRA,

PhD (ESALD)

Licenciada em Análises Clínicas e de Saúde Pública pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Coimbra. Posteriormente realizou o Mestrado em Toxicologia na Universidade de Aveiro. Doutorada em Gestão pela Universidade da Beira Interior. É professora Adjunta da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB onde desempenha funções de coordenação do Curso de Ciências Biomédicas Laboratoriais. Os atuais interesses de investigação: Ciências Biomédicas Laboratoriais e Gestão de Organizações de Saúde.

INÊS JOÃO

VICE-PRESIDENTE SECÇÃO DE CLB AEESALD 2020

Estudante do 3º ano da Licenciatura de Ciências Biomédicas Laboratoriais da ESALD-IPCB.

Responsável pelo Departamento de Marketing.

CAROLINA POLIDO

COORDENADORA SECÇÃO DE CBL AEESALD 2019

Estudante do 3º ano da Licenciatura de Ciências Biomédicas Laboratoriais da ESALD-IPCB.

Responsável pelo Departamento de Palestras e Workshops.

84659752_557604298295761_472812909299236

RAFAELA OLIVEIRA

COORDENADORA SECÇÃO DE CBL AEESALD 2019/2020

Estudante do 3º ano da Licenciatura de Ciências Biomédicas Laboratoriais da ESALD-IPCB.

Responsável pelo Departamento Financeiro e de Certificação.

© 2020 por II Congresso de CBL da ESALD

  • FACEBOOK